Processo de Fabricação de Moldes

Processo de Fabricação de Moldes 150 150 GF MOLDES

O processo de fabricação de moldes é complexo e cada fase deve ser considerada cuidadosamente. Adotamos soluções que produzem resultados de alta precisão e entregamos moldes funcionais e com qualidade. Abaixo, descrevemos as fases fundamentais do processo de fabricação de moldes e o que precisa de ser considerado em cada fase.

Desenho de Moldes

Começamos com a base do processo: DESENHO. A tarefa do desenhador de moldes consiste em conceber um molde que satisfaça todos os requisitos fundamentais do produto. Isto inclui ajuste, função e estética. Existem muitas variáveis a examinar e, portanto, há muitas soluções na conceção do molde.

É fundamental que o desenho do molde traduza uma construção do molde de fácil utilização, evitando processos complicados de manutenção durante o tempo de vida do molde.

Estratégia de Produção

Antes de iniciar a produção do molde é muito importante definir a ESTRATÉGIA DE PRODUÇÃO desde a maquinação até aos ajustes finais e polimento.

Na fase de desenho, o desenhador de moldes procura criar o mecanismo mais eficaz para fornecer a geometria desejada sem defeitos de qualidade.

Embora este seja um grande passo em frente no apoio a uma maior eficiência no processo de produção, haverá ainda muitas estratégias diferentes a escolher quando se trata de fazer realmente uma peça. É preciso considerar a rapidez e a precisão com uma abordagem rentável. Além disso, é necessário escolher os processos de fabrico mais eficazes e inteligentes, com um baixo risco de fracasso.

Os modernos centros de maquinação CNC oferecem imensas oportunidades a todas as fábricas de moldes para aumentar a sua produtividade.

Maquinação

As unidades de controlo numérico computorizadas vulgarmente conhecidas como CNC, ofereceram uma imensa flexibilidade ao processo de fabrico.

Investir em centros de maquinação CNC de última geração não é hoje em dia difícil para as fábricas de moldes. No entanto, a fim de proporcionar resultados de alta precisão e fiabilidade, são necessários mais ingredientes.

São necessários profissionais competentes, a seleção certa de ferramentas de corte, e estratégia de corte. Mas mais importante ainda, é preciso ter o ambiente certo. O ambiente permitirá que estas máquinas modernas funcionem no seu desempenho máximo e que distinguem uma fábrica de moldes verdadeiramente avançada das suas rivais.

Erosão por Fio

Nem toda a geometria poderia ser maquinada apenas com CNC. As fábricas de moldes modernas aplicam diferentes técnicas de maquinação para diferentes geometrias.

Desde o início dos anos 60, a erosão por fio tem sido uma ferramenta fundamental na indústria de fabricação de moldes. À medida que evolui continuamente, a velocidade, alta precisão e criatividade continuam a ser a essência dos atuais métodos de maquinação de Descarga Eléctrica.

Bancada

O ajuste e montagem final no processo de fabricação de moldes é talvez a fase mais excitante, porque é aqui que vemos tudo a concretizar-se.

Após semanas a percorrer cada passo do processo de fabrico, temos todos os elementos maquinados à nossa frente e finalmente conseguimos montar o molde e prepará-lo para o primeiro ensaio.

Ensaios e Validação

O momento da verdade: O objetivo mais importante no primeiro ensaio é validar a funcionalidade e a precisão do molde. É também essencial distinguir entre as características relacionadas com o molde e as características relacionadas com o processo.

Por mais que estes conjuntos de características estejam interligados na produção do produto final desejado, é preciso validar primeiro o desenho e a funcionalidade do molde.

Quando entregamos o molde ao cliente, fazemos questão de assistir aos primeiros ensaios para perceber o desempenho do molde e fazer ajustes, quando necessário.

Embora o processo de fabricação de moldes seja complexo, adoramos o desafio de cada molde. Com as estratégias corretas e um fluxo de trabalho eficiente, fabricamos moldes com qualidade.